Legendary Porto Hotel  header
Home > Turismo cultural em Porto

Turismo cultural em Porto
Legendary Porto Hotel



Porto é uma cidade com uma longa e intensa história. Nasceu como Cale, um porto pesqueiro ibérico, e cresceu ao longo dos séculos, tornando-se na cidade mais importante do reino a que deu o nome (proveniente de Porto Cale, Portugal). Por isso, está cheia de reminiscências desse passado: edifícios, pontes, museus, parques ..., muito interessantes para os amantes do turismo cultural.

MONUMENTOS PRINCIPAIS



Um percurso cultural pela cidade poderia começar com a Estação de São Bento, do século XIX. No hall de entrada encontra-se um belo mosaico com mais de 20.000 azulejos do início do século XX, pintados à mão com cenas da história de Portugal. No teto, cara a fachada exterior, que domina a cidade, hai, pintado e em relevo, o nome do rio Minho. Na parte do teto que da á fachada interior, que dá acesso às vias, o do Douro.

A segunda parada é a Sé, construída na área mais alta da cidade, a menos de 500 m da estação. A construção inicial data do século XII, mas as suas múltiplas reformas fazem que pareça principalmente barroca hoje. A Igreja e o Claustro são um Monumento Nacional imperdível. E, muito perto da Sé, encontramos a terceira paragem, a Igreja dos Clérigos, com a sua torre de onde se pode ter uma vista espectacular sobre a cidade.

Por último, não pode deixar de visitar a Ponte Luís I, conhecida por Ponte de Ferro, obra da Théophile Seyrig, parceiro de Gustave Eiffel.

MUSEUS E ATIVIDADES CULTURAIS



Por outro lado, a cidade possui diversos museus interessantes. Entre eles, o mais recomendado é o Museu Soares dos Reis, localizado no Palácio dos Carrancas, um dos casarões mais antigos da cidade e residência de figuras importantes como D. Pedro IV ou o Duque de Wellington. As suas coleções de pinturas e esculturas são bastante impressionantes. Além disso, o museu está muito próximo do Palácio de Cristal e seus jardins com mais de 100 anos de história, e do Museu Romântico, uma casa que é mostrada como era no século XIX.

É também muito interessante a Fundação de Serralves, que alberga a casa de Serralves, um auditório, alguns belos jardins e o Museu de Arte Contemporânea do Porto.

ARTE DE RUA



Como em outras cidades portuguesas, Porto assistiu a uma explosão da arte de rua nas últimas décadas.

Existem muitas obras de arte espalhadas pelas ruas da cidade, mas as que consideramos essenciais são, pelo menos, as seguintes:

1. Half Rabbit, do artista Bordallo II, é sem dúvida a obra de arte de rua mais interessante da área (embora não seja no Porto, mas sim na vizinha Vilanova de Gaia). É um coelho construído com lixo na esquina de um prédio, uma crítica à sociedade de consumo e seus excessos, e é impossível não ficar impressionado ao vê-lo.

2. Nobre e Real, do Sr. Dheo, mural de grande formato na lateral de um prédio, primeira obra encomendada pelo município.

3. Fachada do Restaurante de cozinha americana Steak & Shake, no qual a artista Joana colocou e pintou à mão cada azulejo para reinterpretar o azulejo tradicional português.

4. Virgens de HAZUL. Esta artista vintages virgens com um estilo simples e esquemático, e estão por toda a cidade.

Reserve já o seu passeio ao Porto!